Cacau emagrece? Benefícios, valores nutricionais, e como consumir!

Partilha com quem gostas:

O cacau é consumido de forma massiva um pouco por todo o mundo e muitas vezes esse consumo é acompanhado por um sentimento de culpa de quem cometeu um pecado. Mas será que devemos ter medo de consumir cacau? Será que o seu consumo é responsável pelo aumento de peso ou será que o cacau emagrece? Já todos ouvimos as duas versão muito certamente, mas vamos então tentar perceber melhor o que realmente está por detrás de toda esta confusão. 

O que é o cacau?

Antes de percebermos como ele interage com o nosso organismo é preciso termos uma noção do que é o cacau. A associação do cacau ao chocolate é bastante óbvia, e estará certamente ligada ao pensamento de que o consumo de cacau pode levar a que engordemos, mas cacau não é chocolate. O cacau resulta do processamento dos grãos do fruto com o mesmo nome em que se obtém um produto final em pó de baixo valor calórico, rico em fibra e tantos outros nutrientes muito importantes para uma vida saudável. Este produto é utilizado um pouco por todo mundo, principalmente para o fabrico de chocolate. 

cacau emagrece

Informação Nutricional do Cacau

O cacau é considerado um superalimento para uma alimentação saudável. Nele estão presentes de uma forma balanceada nutrientes fundamentais ao nosso organismo. Rico em fibra, ferro, antioxidantes e livre de gorduras  o cacau é uma boa opção a ter em conta na hora de definir uma dieta saudável. Confere abaixo os valores nutricionais de 50 gramas de cacau puro. 

Valores nutricionais Cacau 50 gramasValor% VD
Calorias (valor energético)74 Kcal3.7%
Carboidratos19.4 g6.47%
Proteínas1 g1.33%
Gorduras totais0.1 g0.18%
Gorduras saturadas
Fibra 2.2 g8.8%
Sódio1 mg0.04%

E então, o cacau emagrece?

A resposta não é tão direta como procuramos, mas não será errado dizer que o cacau emagrece ao invés de dizer que o cacau engorda. Na verdade o cacau ajuda a emagrecer, por sim só não nos faz emagrecer. Além da sua boa constituição nutricional que o torna um alimento saudável o cacau é rico num antioxidante chamado polifenol, responsável por combater os radicais livres no nosso organismo que vamos acumulando quando expostos à poluição, má alimentação, stress entre outros maus hábitos do nosso dia a dia. Além disso estudos apontam que os valores deste antioxidante presente no cacau desencadeiam uma reacção termogénica (aumento da temperatura corpural) no nosso organismo, que promove o efeito queima gorduras. Assim sendo podemos mesmo afirmar que o consumo de cacau emagrece.

Então porque é normal acharmos que o consumo de cacau engorda? O cacau é essencialmente utilizado para a confecção do chocolate, onde são adicionadas grandes quantias de açucares e gorduras para os tornar mais apetitosos, uma vez que o cacau é um alimento bastante amargo. É a excessiva utilização de açúcar e gordura que tornam o chocolate uma bomba calórica e um alimento que provoca o aumento de peso. Tal fato justifica este mito de que o cacau engorda, quando na verdade quando consumido de forma isolada o cacau emagrece. 

cacau emagrece

Qual a forma saudável de consumir cacau?

A forma mais saudável de consumir cacau é sem dúvida a inclusão do mesmo no estado puro na nossa alimentação. Existem variadíssimas receitas saborosas para o fazermos, assim como adiciona-lo a outros alimentos como iogurtes por exemplo. 

Quanto ao chocolate, a forma mais saborosa de consumir cacau, passa por optar por receitas onde a concentração de cacau é superior à dos açucares e das gorduras, os conhecidos chocolates negros, onde o cacau representa no mínimo 70% dos ingredientes. 

O consumo diário indicado de cacau para um adulto é de 2 colheres de sopa de cacau em pó ou de cerca de 40 gramas de chocolate amargo, nunca inferior a 70%. 

Benefícios do Cacau

Além de sabermos agora que o cacau emagrece é necessário saber que o cacau oferece muitos outros benefícios. Entre outros sabemos que o consumo de cacau melhora o nosso humor, combate o colesterol elevado, previne a anemia, reduz o risco da diabetes, reduz a pressão arterial, ajuda a regular o intestino e ainda atua como anti-inflamatório. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *