Gripe – Conhecer para Combater!

      Sem comentários em Gripe – Conhecer para Combater!
Partilha com quem gostas:

Está a chegar o tempo frio e com ele vem inevitavelmente a gripe. A dor de garganta, febre, tosse e todo o desconforto causado pela gripe é sem dúvida algo que todos nós já sentimos na pele e não queremos de maneira alguma voltar a sentir. No entanto é algo muito difícil de controlar e combater. Nada como saber mais a cerca deste vírus para podermos assim perceber o seu funcionamento e possível combate ou prevenção.

gripe

O que é afinal a gripe?

A gripe é uma doença infecciosa causada por um vírus que afecta unicamente aves e mamíferos, onde se incluímos nós, os humanos.  É talvez uma das doenças mais comuns a nível mundial. Os principais sintomas são a dor de garganta, febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares, calafrios, e fadiga, podendo em casos mais extremos causar pneumonia, podendo ser fatal principalmente em crianças, idosos ou pessoas com problemas a nível do sistema imunitário, como o caso de pessoas infectadas pelo vírus do HIV. O vírus da gripe pode assumir várias estirpes sendo elas mais ou menos perigosas, como as tão conhecidas gripe aviária (H5N1) e gripe suína (H1N1). O vírus está normalmente em constantes alterações e mutações. A propagação do vírus da gripe é feita a elevada rapidez, sendo transmitido através de um simples tossir ou espirrar. O vírus é bastante resistente, permanecendo activo numa superfície contaminada por vários dias, tais como uma maçaneta de uma porta, uma mesa ou qualquer outro objecto do nosso quotidiano.

Como prevenir a infecção?

Pois bem, a maneira mais eficaz de se prevenir contra a infecção do vírus da gripe é a vacinação anual. Recomenda-se a vacinação antes da época onde ocorre o maior número de infecções, o Inverno. No entanto o vírus está em constante mutação, ou seja, a vacinação não garante a não contaminação, no entanto diminui as probabilidades e pode reduzir os sintomas da doença. Existem ainda outro hábitos que podem ajudar na prevenção, tais como a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, como é o caso da laranja, pois estes fortalecem o sistema imunitário. Lavar as mãos frequentemente  também é um hábito a ter, pois a possibilidade de tocar numa superfície infectada é muito elevada. Descansar bem e ainda fazer exercício físico também ajudam a ter um sistema imunitário mais forte.

gripe

Em caso de contaminação?

No caso de ser infectado pelo vírus da gripe recomenda-se fortemente uma ida ao médico, pois deixar agravar a situação é geralmente perigoso e a auto-medicação não deve ser tida em conta para nenhuma doença. É claro que todos os factores que se referiu acima que ajudam a fortalecer o sistema imunitário também ajudem no combate à doença. Deve ainda tentar isolar-se o mais possível para não levar assim a uma maior propagação do vírus. Muito resumidamente, ir ao médico, descansar e claro muito chá é o suficiente para terminar finalmente com este tormento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *