Thomas Edison – O Feiticeiro de Menlo Park

Partilha com quem gostas:

Conhecido como o feiticeiro de Menlo Park, foi uma das primeiras pessoas a utilizar o processo de produção em massa de invenções tecnológicas da sua época. Graças ao seu empreendedorismo tornou se num empresário de sucesso catapultando para o mundo muitos objectos desenvolvidos na altura. Muitas dessas invenções são ainda hoje utilizadas por nós! Mas afinal quem foi Thomas Edison?

Thomas Edison

A vida de Thomas Edison

Thomas Alva Edison nasceu a 11 de Fevereiro de 1847 no estado de Ohio, Estados Unidos, no seio de uma família de classe média. Revela-se uma uma criança bastante irrequieta e acaba por frequentar a escola por apenas 3 meses. A mãe assume a sua educação e formação e ao aprender a ler descobre a maneira de matar a sua crescente curiosidade. Cresce sem nunca mais voltar à escola, e apaixona-se pela química. Monta o seu próprio laboratório num velho sótão e vai alimentando essa paixão.

Começa por trabalhar como vendedor de jornais num comboio e é ai que aprende código morse. Torna-se telegrafista e ao sabor das noites mal dormidas começa a criar as suas primeiras invenções.

Aos 22 anos muda-se para Nova York com o intuito de se estabelecer como inventor. É passado 2 anos que vê a sua genialidade premiada pela primeira vez. Desenvolve um indicador automático de cotações para a bolsa de valor que é vendido por 40 mil dólares e assina um contrato com a Western Union. Foi o início de uma carreira de sucesso e de enumeras invenções.

Casa duas vezes, por falecimento da primeira mulher, e desses dois casamentos resultam 6 filhos.

Após décadas de sucesso que marcaram a sociedade até aos dia de hoje Thomas Edison morre a 18 de Outubro de 1931 aos 84 anos, tendo sido sepultado em Nova Jersey, cidade onde criou o seu centro de investigação.

Os sucessos de Thomas Edison

É impossível retratar todos os sucessos e conquistas desde grande homem num artigo assim diminuto.  Ao longo da sua vida registou 2332 patentes, tendo sido muitas delas casos de sucesso que se espalharam pelo mundo. Um dos casos mais conhecidos é sem dúvida a invenção da lâmpada incandescente no formato como foi popularizada e usada durante décadas.

Ao criar uma competente equipa de investigadores das mais diversas áreas entra numa corrida desenfreada ao desenvolvimento tecnológico, investigando essencialmente a aplicação de diversos conceitos ao nível industrial.

Thomas Edison

Em 1879 funda a Edison Electric Light Company, que viria a dominar o mercado da electricidade dos Estados Unidos na altura.

Em 1888 cria a Edison General Electric, que se tornaria uma das maiores multinacionais na produção dos mais diversos dispositivos eléctricos. A empresa vai crescendo e torna-se num enorme conglomerado industrial onde entraria quer na área da química ao optimizar diversos processos de produção, quer mais tarde na altura da 1ª Guerra Mundial na indústria da metalúrgica naval.

Das 2332 patentes registadas por Thomas Edison muitas delas foram adquiridas a outros inventores que viriam mais tarde a ser melhoradas ou desenvolvidas pela sua equipa, no entanto não é errado reconhecer a este feiticeiro todo este sucesso, uma vez que foi graças à sua grande visão que tudo isto foi possível.

Após a invenção do Cinematógrafo, vulga câmara de filmar, Edison produz mais de uma dezena de filmes, que juntamente com outras invenções têm um papel determinante no boom do cinema.

Thomas Edison deixa-nos além de todo um legado de invenções, uma célebre frase:

Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionam.

10 grandes invenções de Thomas Edison ainda usadas hoje em dia

É certo que os seus formatos já não são os mesmo, e a tecnologia envolvente é muito superior, no entanto passados muitos anos são muitos os objectos que ainda usamos no nosso quotidiano.

  1. Lâmpada eléctrica incandescente
  2. Caminho de Ferro Electromagnético
  3. Câmara Cinematográfica
  4. Bateria Eléctrica de Automóveis
  5. Fonógrafo
  6. Microfone de Carbono
  7. Caneta Eléctrica de Estêncil
  8. Embalagem a vácuo
  9. Máquina de votação electrográfica
  10. Roda de Borracha

 

 

1 thought on “Thomas Edison – O Feiticeiro de Menlo Park

  1. Pingback: Quem inventou a Lâmpada? - Cultura Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *