Tchaikovsky – O Compositor Advogado (1840-1893)

Partilha com quem gostas:

É hoje um dos compositores mais conhecido de todos os tempos. Autor de obras como O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes, russo, e estudante de direito, Tchaikovsky mantém-se intemporal e uma referência na música clássica. Sabes quem foi Tchaikovsky?

Tchaikovsky

Piotr Ilitch Tchaikovsky nasceu na Rússia a 7 de Maio de 1840 no seio de uma família numerosa, filho de pais com formação nas artes. Isso viria a a ser fundamental na vida dele. Com apenas 5 anos, por incentivo dos pais aprende a tocar piano e começa por se revelar um prodígio.

Aos 6 anos fala fluentemente Francês e Alemão, línguas que aprendeu com a sua governanta, Fanny, uma jovem Francesa a quem ficaria ligado para sempre. Para muitos, tal facto foi fundamental no desenvolvimento da sua carreira, tendo facilitado a sua internacionalização.

O facto de Tchaikovsky se revelar talentoso ao piano e a nível musical não foi suficiente para que os pais continuassem a investir na sua formação musical como prioridade. As reduzidas saídas profissionais de sucesso nessa área eram desencorajadoras, como tal, em 1850 ingressa na Escola de Direito de São Petersburgo em regime de internato. Mas nunca abandonando a música.

Passados quatro anos a sua mãe morre vítima da cólera, o que viria a ser um acontecimentos bastante marcante para ele. É aí que cria pela primeira vez algo mais a sério, uma valsa em sua memória.

Em 1863, opõe-se à vontade da família e abdica da sua carreira no ministério da justiça e decide dedicar-se inteiramente à música. Ingressa no Conservatório de São Petersburgo, onde estuda durante três anos.  É lá que tem o primeiro contacto com os grandes mestres da musica clássica.

Após concluída a sua formação é convidado a dar aulas no Conservatório de Moscovo, onde permaneceu até 1878. É durante esse período, em 1865, que vê a sua primeira obra interpretada em público, conduzida por Johann Strauss II. Era o inicio do seu reconhecimento enquanto compositor.

Segue-se um período de grande sucesso por todo o mundo, tornando Tchaikovsky com a notoriedade que lhe reconhecemos hoje. Compõe obras que ficariam para a história.

Casou aos 36 anos com Antonina Milyukova, num casamento que confessou a um dos seus irmãos por carta ser apenas por razões sociais. Nessa carta é notória uma opção sexual homossexual, que este esconderia para proteger a família, não sendo algo aceitável na altura.

“Estou a passar por um período muito crítico na minha vida. Explico-te tudo melhor mais tarde, mas por agora vou simplesmente dizer-te: vou casar. É inevitável. Tenho que o fazer, não apenas por mim, mas também por ti, Modest, e por todos aqueles que amo. (…) Como é terrível pensar que aqueles que me amam sofrem, por vezes, sinto vergonha de mim. Em suma, eu procuro o casamento ou algum tipo de envolvimento público com uma mulher, para calar a boca de várias criaturas desprezíveis, cujas opiniões não significam nada para mim, mas que estão em posição de causar sofrimento aos que estão perto de mim.”

O casal apenas viveu junto por um período de dois meses, tendo ele viajado para a Suiça em busca de melhores momentos na sua crise emocional. Desde casamento não surgiu nenhum filho.

Tchaikovsky vive uma vida de tristeza e em profunda crise emocional e aos 50 anos é uma pessoa notoriamente envelhecida e débil.

Morre em São Pertersburgo, a 6 de Novembro aos 53 anos de idade, deixando um legado admirável no que toca à música clássica.

1 thought on “Tchaikovsky – O Compositor Advogado (1840-1893)

  1. Pingback: O lago dos Cisnes (1877) - Cultura Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *