Normandia – Onde fica e o que é?

      1 comentário em Normandia – Onde fica e o que é?
Partilha com quem gostas:

Já todos ouvimos falar da Normandia, mas será que todos sabemos o que é? É um país? Uma cidade? Onde fica? E o porquê desse nome? Pois bem, nós respondemos a todas essas questões.

Em primeiro lugar esclarecemos que a Normandia é uma região administrativa pertencente à França, situada na zona noroeste costeira. Trata-se de uma região cheia de história para nos contar, desde os seus primórdios até aos tempos mais recentes. Esta região foi palco do desenrolar da Guerra dos Cem Anos e ainda de um dos mais importantes episódios da 2ª Guerra Mundial, o Dia D.

Normandia

Esta região deve o nome ao povo dos Normanos, descendentes dos Vikings. Estes últimos, após anos de invasões ao território francês recebem por cedência diplomática de Carlos III aquela extensão de território. Aí constituiriam o Ducado da Normandia, independente entre os anos de 911 e 1204, altura em que Filipe II de França conquista o território.


A anexação deste território à França é então contentada pela Inglaterra, e torna-se num dos motivos que alimenta a Guerra dos Cem Anos, um dos episódios históricos mais importantes na idade média.

Mas esse não seria o único conflito bélico a que a Normandia assistiria de perto. No dia 6 de Junho de 1944, acontece o que seria a maior operação anfíbia da história. 155 mil soldados desembarcam naquelas praias protagonizando o tão conhecido Dia D – O Desembarque da Normandia.

normandia

A Normandia de hoje

Hoje trata-se de uma região histórica que atrai turistas para contar as suas histórias de outrora. Com uma costa de 600 quilómetros de extensão, a beleza das suas praias são umas das suas maiores atracções. As construções medievais e as marcas deixadas pela 2ª Grande Guerra são também umas constante por todo o território, e nos remetem para uma visita ao passado.

1 thought on “Normandia – Onde fica e o que é?

  1. Pingback: Dia D - O Desembarque da Normandia (1944) - Cultura Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *