Quem inventou o avião?

      Sem comentários em Quem inventou o avião?
Partilha com quem gostas:

Trata-se de uma das maiores invenções do mundo moderno, e muito possivelmente a que mais alterou a maneira como se deslocamos, tornando qualquer ponto do globo acessível em pouco tempo. Foi preciso percorrer um longo caminho para que um avião se tornasse como o conhecemos hoje, mas afinal quem inventou o avião?

A primeira vez nos céus – Irmãos Wright

O homem desde muito cedo que sonhava em cruzar os céus tal como as aves. Esse sonho foi sendo descrito ao longo dos séculos, e as foram muitos os que moveram esforços nesse sentido. A primeira vez que o homem pairaria nos céus seriam em rudimentares balões de ar quente. Tendo sido parte importante do arrancar da aeronáutica não é considerado voo, tal como em objectos mais pesados que o ar, segundo a descrição. Ao longo da história da criação do avião como hoje o conhecemos foram muitos os que escreveram um capítulo da mesma.

quem inventou o avião

O primeiro grande capítulo reconhecido para esta invenção será sem dúvida o dos irmãos Wilbur e Orville Wright, ao apresentarem um aparelho a que chamaram de Flyer. Foi em 1903 nos Estados Unidos da América que o aparelho biplano, construído em madeira e pano de algodão e equipado com um motor de 12 cavalos voou durante 12 segundos, percorrendo 36 metros. Foi o primeiro grande marco na história da aviação, isso é irrefutável, no entanto não existe consenso em relação ao facto de este ter sido o primeiro avião da história. Este aparelho dependia de um sistema de catapulta ou de ventos fortes para descolar, o que  tornara discutível em relação ao que seria um avião segundo as definições de então.

O primeiro avião – Santos Dumont

No dia 23 de Outubro de 1906 o brasileiro Santos Dumont a bordo do seu 14-Bis faz o que seria a primeira descolagem da história da aviação. Foi nos arredores de Paris que este aparelho construído em madeira e papel de seda e equipado com um motor de 50 cavalos efectua o que será o primeiro voo da história, sem recurso a qualquer mecanismo de lançamento de voo. O 14-Bis voou durante 70 metros atingindo os 30 Km/h. Era o primeiro voo da história, segundo a definição do que era voar.

quem inventou o avião

Passados três anos, Louis Blériot fez a primeira ligação internacional da história da aviação, ligando Calais na França a Dover na Inglaterra, percorrendo 36 quilómetros em cerca de meia hora. Era alcançado o sucesso na aviação e desde aí a evolução foi feita a um ritmo alucinante.

Mas e afinal quem inventou o avião?

Pois bem, a resposta a esta pergunta é algo que tem provocado muita discordância no panorama internacional e tem defensores em ambos os lados. Se para uns o nome de Santos Dumont é óbvio uma vez que foi ele o primeiro a voar sem recurso a nenhuma estrutura que catapultasse o aparelho, para outros os irmãos Wright tiveram na origem de todos os outros sucessos.

Uma coisa é certa. Tal como a maior parte das descobertas e invenções da história, os pequenos sucessos alcançados por cada interveniente terão sido o ponto de partida para o finalizar do sucesso de outros. De qualquer das formas, o nome que reúne mais consenso acerca de quem inventou o avião é o do brasileiro Santos Dumont, ao comando do 14-Bis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *