Quem inventou a Lâmpada?

      1 comentário em Quem inventou a Lâmpada?
Partilha com quem gostas:

É hoje em dia um dos objectos mais utilizados em todo o mundo, mas isso não faz com que todos nós saibamos a sua história de forma clara. Sabes realmente quem inventou a lâmpada? Durante muito tempo atribui-se a invenção da lâmpada a Thomas Edison, de forma declarada e sem grandes questões, mas terá sido realmente assim?

quem inventou a lampada

Quem inventou a Lâmpada?

O primeiro facto que podemos associar à invenção da lâmpada remonta ao ano de 1800, quando o italiano Alessandro Volta inventou a pilha voltaica. Ao unir a duas extremidades da mesma com um filamento de cobre verificou-se que o mesmo ficava incandescente e brilhante. Foi o mote para um processo de pesquisa e invenção da lâmpada incandescente como a conhecemos hoje.

Em 1802, Humphry Davy, apresenta ao mundo a primeira lâmpada. Muito basicamente era composta por duas peças de carbono em alta tensão, que ao estarem muito próximas ficavam incandescentes. Conhecida como lâmpada de arco voltaico era uma solução pouco eficiente, mas que foi adaptada de diversas formas que vieram dar uma ajuda fascinante para a época  no que toca à iluminação dos lares e locais de trabalho.

Warren de la Rue, em 1840 desenvolve um modelo mais eficiente ao nível de longevidade e da luminosidade, usando um filamento de platina dentro de um tudo de vidro a vácuo, no entanto o elevado custo da platina torna o modelo economicamente não rentável e este também é descontinuado.

As pesquisas continuam e são vários os interessados em conseguir desenvolver uma solução comercializavél. Em 1874 Henry Woodward e Matthew Evans registam a patente de uma lâmpada eléctrica com filamentos de carbono  de diferentes tamanhos dentro de um tubo de vidro com nitrogénio dentro. Arrancam com a comercialização da mesma, mas sem grande sucesso nas vendas, acabando por vender a patente a Thomas Edison em 1879.

quem inventou a lampada

Thomas Edison e a lâmpada incandescente

Foi em Nova Jersey que acaba por surgir a lâmpada que viria finalmente a ser reconhecida como solução para o grande problema que era a falta de iluminação. Entre 1878 e 1880 Thomas Edison e a sua equipa de investigadores testaram mais de 3.000 protótipos de lâmpadas, sendo o resultado um avanço fabuloso neste campo.

Após comprar a patente à dupla Henry Woodward e Matthew Evans, regista a patente de uma lâmpada incandescente com um filamento em carbono, onde deixa também registada uma vasta lista de outros materiais a serem utilizados como filamento. As pesquisas tentavam agora arranjar solução para o rápido processo de deterioração por queima do filamento.

Cerca de um ano depois e milhares de materiais testados desenvolvem um filamento de bambu carbonizado. Este filamento permitia 1200 horas de luz, e viria a ser utilizado durante vários anos até novos avanços permitirem uma melhor eficiência. Foi este o modelo que alcançou o sucesso e popularizou a invenção, vindo a ser utilizado em todo o mundo. Graças a isso a invenção da lâmpada ser associada a Thomas Edison.

Mas afinal quem inventou a lâmpada?

Pois bem, a resposta dada por uma grande maioria é a que Thomas Edison foi o grande inventor da lâmpada, e não deixa de estar correcta tendo em conta que foi graças a ele e à sua equipa que a mesma se tornou popular. No entanto será errado não reconhecer também este feito a todos os outros que aos poucos foram tornando possível tal desenvolvimento.

1 thought on “Quem inventou a Lâmpada?

  1. Pingback: Thomas Edison - O Feiticeiro de Menlo Park - Cultura Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *