Como Fazer Sabão com Óleo de Cozinha – Poupa e sê sustentável!

Partilha com quem gostas:

Utilizar algo feito pelas nossas próprias mãos é algo que nos dá um prazer extraordinário e uma sensação de auto-realização. Além disso sermos nós mesmos a fazer determinado produto dá-nos a possibilidade de o fazermos com determinadas características que mais apreciamos, de poupar-mos dinheiro nos gastos lá de casa e de até sermos mais sustentáveis para com o meio ambiente. Aprende aqui como fazer sabão com óleo de cozinha.

Como Fazer Sabão com óleo de cozinha

Como fazer sabão e ser sustentável com o meio ambiente

A primeira maneira de como fazer sabão que vamos descrever baseia-se no principio da poupança nos gastos lá de casa e na preocupação de preservar o meio ambiente. Como tal o principal ingrediente que vamos utilizar é o óleo alimentar. Sim o óleo que usamos para fritar os alimentos em nossa casa agora pode ter uma nova vida e ser reutilizado. O que fazer a este ingrediente depois de ser utilizado é uma das maiores preocupações ao nível ambiental, e utilizar o óleo alimentar para fazer o nosso próprio sabão e sabonete é uma ótima solução para o ambiente. Assim, confere esta receita de como fazer sabão com óleo de cozinha e evita que o mesmo vá parar aos esgotos após a sua utilização. 


Receita de como fazer sabão com óleo de cozinha:

Ingredientes:

  • 1 kg de óleo de cozinha devidamente coado
  • 135 g de soda cáustica 
  • 140 ml de água
  • 25 ml de álcool (opcional)
  • 30 g de óleo essencial aromatizante a gosto (opcional)

Material necessário:

  • Material de proteção como luvas, óculos máscara e bata uma vez que vamos manusear soda cáustica, um produto altamente corrosivo.
  • 1 colher de pau.
  • 1 recipiente grande, como por exemplo um balde.
  • 1 recipiente mais pequeno, resistente ao calor.
  • Recipiente molde para o sabão.
Como Fazer Sabão com óleo de cozinha

Modo de preparo: Como Fazer Sabão com óleo de cozinha

  1. Com o material de proteção devidamente colocado começamos por colocar a água dentro do recipiente pequeno, previamente aquecida à temperatura de 40º C. Em seguida, e sempre por esta ordem, vamos adicionando lentamente e aos poucos a soda cáustica. Mexe até dissolver a soda cáustica. Este é o passo mais perigoso uma vez que os ingredientes utilizados são muito corrosivos. Devemos ter em especial atenção ao fato de colocar a soda cáustica sobre a água e nunca o contrário, uma vez que pode desencadear uma forte reação química. Além disso o recipiente deve ser resistente às temperaturas elevadas que a mistura vai atingir. 
  2. Em seguida aquecer o óleo de cozinha previamente filtrado e livre de impurezas da fritura a uma temperatura de 40º C e verter para o recipiente grande onde iremos fazer a mistura final e obter o sabão. 
  3. Aos poucos adicionar a solução de água e soda cáusticas ao óleo, mexendo muito bem. É importante quer para manter o processo seguro, quer para a qualidade final do sabão que a mistura vá sendo feita muito lentamente enquanto se mexe muito bem. 
  4. Após toda a solução de água e soda cáustica incorporada no óleo deverás ir mexendo lentamente  durante cerca de 20 minutos. Durante esse tempo a mistura irá ganhando consistência e até poderá atingir temperaturas elevadas, pelo que se aconselha a máxima prudência. 
  5. Se desejares que o teu sabão tenho um aroma em particular é nesta altura que deverás adicionar o óleo essencial do aroma pretendido, misturando muito bem para que o mesmo incorpore completamente a mistura. 
  6. O produto final deverá ter a consistência de leite condensado. Se passado este tempo tal não acontecer deverá ser adicionado o álcool, misturando muito bem por 10 minutos para que a mistura não empole e estrague o produto final. Com a necessidade da adição do álcool a nossa mistura irá ganhar consistência muito rapidamente, portanto já devemos ter preparado o nosso recipiente final onde iremos depositar o sabão.
  7. Por fim deitamos a mistura final no recipiente molde onde o sabão irá tornar a forma desejada. O sabão deverá então entrar em processo de cura num local seco e fresco durante um período de 1 a 3 meses. Este período irá eliminar o excesso de humidade do sabão, assim como garantir a segurança de utilização, garantindo a total reação da soda cáustica. 

Agora que sabes como fazer sabão com óleo de cozinha vais continuar a verte-lo pelo cano a baixo prejudicando o meio ambiente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *