Dia D – O Desembarque da Normandia (1944)

      1 comentário em Dia D – O Desembarque da Normandia (1944)
Partilha com quem gostas:

Trata-se de um dos episódios mais importantes da segunda grande guerra, todos nós já ouvimos falar, mas sabes o que realmente foi o Dia D? Nós ajudamos! De uma maneira muito simples podemos dizer que o Dia D foi o inicio do fim da 2ª Guerra Mundial.

A explicação do termo

Por mais que associemos o termo “Dia D” apenas ao desembarque das tropas aliadas no decorrer deste episódio histórico ele tem muito mais significado que isso. Trata-se de um termo técnico militar que é utilizado para o dia em que começa determinada operação. “D”, de “Day”, assim como a conhecida expressão “hora H”, deriva do “h” de “hour”, sendo a hora a que a operação deverá começar. Esta expressão é então usada no contexto militar e foi utilizada pela primeira vez no decorrer da 1ª Guerra Mundial pelos estados Unidos.

Dia D – O desembarque da Normandia

Foi no dia 6 de Junho do ano de 1944 que as tropas aliadas desembarcaram nas praias da Normandia. Um total de 155 mil soldados começam a invadir o território francês, até agora sobre o domínio dos nazis, comandados por Adolf Hitler.

dia d

Para a operação, nomeada de Operação Overload, foram utilizados 14200 barcos que transportavam os soldados até terra, 600 navios e milhares de aviões. Trata-se da maior operação anfíbia da história. O desembarque ocorreu ao longo de cerca de 80 quilómetros de costa daquela região francesa e teve um papel fundamental no controlo das forças nazis.

A Alemanha Nazi tomara controlo da Europa Central e chegara agora a território Russo. Era aí que os conflitos tinham agora uma maior amplitude. A Rússia tentava a todo o custo aguentar as investidas e desesperava por um movimento táctico das tropas aliadas numa outra parte da Europa, aliviando assim a pressão dos nazis.

Ao tomar de assalto a região mais a oeste do conflito, os nazis começam a recuar. Após a libertação de Paris, o recuo começa a acontecer em direcção à fronteira alemã. Na outra extremidade do conflito o exército Russo expulsa as forças ocupantes do seu território.

O império Nazi tinha os dias contados. Esta reviravolta na 2ª Guerra Mundial apenas foi possível graças ao sucesso desta operação.

 

 

1 thought on “Dia D – O Desembarque da Normandia (1944)

  1. Pingback: Normandia - Onde fica e o que é? - Cultura Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *